top of page

ATIVIDADES PROPOSTAS PELA DISCIPLINA

Nesse espaço serão postadas as respostas referentes as atividades propostas pela disciplina Tecnologia da Comunicação e Informação.

29 de janeiro de 2019
Afinal o que é Creative Commons?
O Creative Commons é uma organização não governamental que tem como foco a elaboração e manutenção de licenças livres que auxiliam na cultura de criação e compartilhamento, que tomou força com a expansão mundial da Internet. (RECURSOS EDUCACIONAIS ABERTO, 2013, p. 24)

Referência:


EDUCAÇÃO ABERTA. Recursos Educacionais Abertos (REA): Um caderno para professores. Campinas, 2013. Disponível em: <http://educacaoaberta.org/cadernorea> acesso em janeiro 2019.

 22 de janeiro de 2019

 

Reflexão sobre o artigo Professores-autores em Rede de Nelson Pretto.

Disponível em: http://aberta.org.br/livrorea/artigos/wp-content/uploads/2012/05/REA-pretto.pdf

Segundo Silva (2015) os recursos educacionais abertos são compreendidos como materiais de ensino, aprendizado e pesquisa flexíveis em seu acesso e uso. Os REA incluem cursos completos, parte de cursos, módulos, livros didáticos, artigos de pesquisa, vídeos, testes e softwares que estão sob domínio público ou são licenciados abertamente. A ideia é expandir o uso da internet nas escolas para um acesso democratizado de vários recursos que irão auxiliar a população nos estudos e na produção do conhecimento.

A tecnologia nos permite ter acesso a coisas que estão a milhares de km de distância, ter conhecimento de coisas que muitas vezes a escola não nos oferece, ou seja, podemos ser globais e locais ao mesmo tempo. Porém há quem critique o uso das tecnologias, principalmente da internet, pois quase sempre é visto o lado negativo que ela oferece.

Na escola o professor pode ajudar a quebrar esse tabu informando que realmente existe o lado ruim da internet, mas principalmente mostrando a riqueza de conhecimento que a web proporciona. Para isso, o professor deve ser pesquisador transformando o espaço em um ambiente de construção do saber. No entanto é necessário que exista políticas públicas para a implantação de software nas escolas que auxiliam em uma educação de qualidade que disponha de ferramentas para a construção de um ensino moderno e construtivo.

 

SILVA, D. d. N. (2015). Recursos educacionais abertos como fontes de informação. Encontros Bibli: revista eletrônica de biblioteconomia e ciência da informação, 20(44).

 

11 de dezembro de 2018

Relação sobre a sociedade contemporânea e as TIC

Atualmente a sociedade convive constantemente interagindo com as tecnologias da informação e da comunicação. O objetivo dessas TIC é de promover uma formação e desenvolvimento da população para viver em um mundo globalizado. 

Alguns autores trabalhados em nossas aulas trouxeram conceitos de dois tipos de sociedade, a da informação e a do conhecimento. A primeira com acesso democratizado, global e uma quantidade enorme de informações através de meios de comunicação e equipamentos eletrônicos. O outro tipo de sociedade discutido em sala de aula, se produziu a partir das redes sociais, das interações de diversos indivíduos para discutir diversos assuntos. 

Então percebe-se que a sociedade contemporânea tem uma relação de necessidade de estar conectado com as tecnologias, pois o mundo passou a ser mais dinâmico e com informações sendo transmitidas de forma rápida, por esse motivo o cidadão entende que é necessário estar atualizado a todo momento.

Nós poderíamos denominar a sociedade atual de sociedade conectada, pois essa necessidade em se manter conectado à internet todo o tempo e as TIC contribuem de forma significativa tanto na educação quanto para a formação profissional, pois as TIC nos oferece suporte para diversas situações no nosso dia a dia.

 

27 de novembro de 2018

REFLEXÕES ACERCA DO MEU PROCESSO EDUCACIONAL RELACIONADO AS TECNOLOGIAS

No meu processo educacional estiveram presentes vários tipos de tecnologias, do quadro de pincel piloto ao uso do laboratório de informática. Estudei na rede privada de ensino no município de Malhador-SE, na minha escola eram disponibilizadas aulas de informática e foi ai que tive meu primeiro contato com a internet e com os computadores.

As tecnologias no meu processo educacional tiveram o papel de fazer o uso e para mostrar as possibilidades desses recursos e evitar que nós estudantes fossemos meros consumidores ou fizéssemos uso equivocado desses instrumentos.

A cibercultura se faz presente na educação por meio de múltiplas linguagens, múltiplos canais de comunicação e em temporalidades distintas, então é necessário que a escola não ignore os avanços tecnológicos que vêm acontecendo nos últimos anos. Porém essas tecnologias devem dar um apoio ao processo educacional e não apenas ser o principal processo de aprendizagem.

O uso dessas tecnologias exige dos professores uma adaptação e isso deve acontecer através de investimentos na área de formação dos mesmos. Os professores precisam conhecer melhor as tecnologias que irão utilizar em sala de aula e que trabalhem juntos com os alunos para os resultados positivos apareçam. Pode ser utilizado em sala de aula aparelhos de multimídia, os Smartphones dos próprios alunos para uma aprendizagem significativa, mas essa aula deve ter um propósito e um acompanhamento efetivo.

 

bottom of page